-
Arquitetos: Zaixing Architectural Design
- Área: 180 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Xiaobin Lv
-
Fabricantes: Zhi Yuan Palm Fibre Technology Ltd.
Descrição enviada pela equipe de projeto. A partir de Yibin, há um grande parque industrial de rosas chamado Meilinhuaxi escondido na Vila de Jingping, Cidade de Dacheng, Condado de Pingshan. Como o primeiro prédio que se avista no estacionamento na entrada do parque industrial, o Banheiro das Palmeiras não só precisa atender às funções básicas de banheiros, mas também assumir parte dos atributos de espaço de serviço público em áreas cênicas. O prédio está localizado em uma enseada apoiada por uma colina, com a fachada voltada para o estacionamento e campos de rosas para amplas vistas, enquanto duas grandes árvores permanecem no local para proteger a face do muro da colina, proporcionando excelente privacidade.
O projeto é dividido em dois níveis, com quatro caixas quadradas funcionais de madeira dispostas simetricamente ao longo dos dois lados do eixo central. No térreo, há um banheiro para deficientes com uma sala de ferramentas e um banheiro familiar em ambos os lados, e os banheiros masculino e feminino estão no primeiro andar. Na planta, os compartimentos dos banheiros são dispostos como uma ilha central. Por um lado, isso proporciona conveniência para o arranjo suave de tubulações, e por outro lado, proporciona mais possibilidades para a seleção de materiais de fachada. A disposição dos andares superiores e inferiores facilita o descanso dos visitantes no térreo e uma melhor vista do primeiro andar.
As escadas de acesso e rampa para deficientes estão localizadas ao lado da colina, deixando excelentes vistas para o lado voltado para o fluxo de visitantes. O telhado inclinado, suportado por estruturas de aço e madeira, melhora a eficiência da ventilação natural. O espaço restante sombreado pelo telhado é fechado por painéis de palmeira com assentos como um espaço de descanso para os visitantes, que podem relaxar no átrio e apreciar a vista dos campos de rosas em terraços e a paisagem idílica do cultivo dos moradores.
O clima em Sichuan é ameno e chuvoso, com oferta de madeira. As habitações locais adotam principalmente o sistema de armação de madeira perfurada, e os telhados costumam ter beirais grandes, mostrando um estilo geral leve e habilidoso. Este edifício extrai as características típicas das habitações tradicionais e faz tentativas inovadoras em estrutura e materiais. Chapas de aço coloridas são usadas em ambos os lados do telhado inclinado, que possui as vantagens de baixo custo, solidez e praticidade, facilidade de construção, e é um material popular na construção rural hoje em dia. Painéis solares transparentes são usados na seção intermediária para trazer luz para o átrio; à noite, a luz brilha para iluminar o prédio.
Colunas de aço são usadas na estrutura do piso ao teto para sustentar a armação de madeira que suporta o telhado. A estrutura de madeira é feita de pinus de crescimento rápido. A armação de madeira foi pintada inteiramente na mesma cor das colunas de aço e do telhado, por preocupação com o alto teor de umidade da madeira, tanto para preservar a podridão quanto para dar à estrutura uma integridade visual aprimorada. Os materiais são misturados, mas não desordenados.
A fibra da bainha da folha da palmeira nas montanhas do sudoeste da China possui características de boa elasticidade, resistência à água e à podridão, são à prova de umidade e resistência a traças, etc. As pessoas têm usado para fazer capas de chuva de palha e colchões de fibra de palmeira por quase mil anos. O projeto utiliza fibra de palmeira de forma inovadora, tecendo-a em painéis mais espessos e formando uma pele externa na estrutura de aço com uma graduação regular de densidade no topo e escassez na parte inferior, para não obstruir a vista dos visitantes e alcançar um delicado equilíbrio entre privacidade e sinalização. Como material de construção, os painéis de palmeira são resistentes e duráveis, resistentes à sujeira e à corrosão causada pela água e umidade, o que é adequado para a construção de banheiros públicos, prolongando a vida útil do material. A estrutura interna solta e com várias costuras pode facilitar a ventilação do banheiro, respondendo às características culturais regionais da construção rural do ponto de vista dos materiais.
Como um projeto turístico cultural chave para aprimorar ainda mais o cartão de visitas da cidade de "Cidade das Rosas e Capital Romântica", o parque industrial Meilinhuaxi tem atraído muita atenção dos turistas. O Banheiro das Palmeiras, como o "prólogo" dado pelo ponto turístico, responde ao ambiente local em termos de imagem geral, material e estrutura, respectivamente, de maneira simples e suave, e se ajusta à aparência rural. Com base nisso, a qualidade e o conforto do uso dos banheiros marrons foram melhorados, fornecendo uma boa inspiração e demonstração para a construção local da cidade.